Dia de São Zózimo

18/12/2019

Dia de São Zózimo é comemorado anualmente em 18 de dezembro.

Esta data é celebrado no calendário da igreja cristã católica, em homenagem a um dos fundadores da primitiva Igreja dos Filipos, ou seja, a Igreja de Cristo entre os judeus e gregos.

A figura de São Zózimo é quase sempre relacionada com a de São Rufo, que também colaborou para a instauração da igreja na cidade de Filipos.

No entanto, existe um outro santo chamado Zózimo, considerado pela igreja católica como o protetor contra a peste e que nasceu na cidade da Silícia, na Itália.

Os cristãos celebram o dia de São Zózimo, protetor da peste, em 30 de março, data de sua morte em 662.